- Área: 170 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Eduardo Macarios
-
Fabricantes: Arte Cor, Borealis, Demolidora Carmelino, Moca Serviços de Criação, Portobello Shop, Suvinil
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Botanique, localizado em um edifício dos anos 50 no centro de Curitiba, materializa a união entre a loja de plantas Borealis e o café latino Negritta - ambos estabelecimentos com identidade própria e personalidade forte. Propor um espaço que comportasse programas tão distintos foi o desafio dado ao escritório Moca Arquitetura. "Buscamos segmentar as duas funções e, ainda assim, fazer com que conversassem entre si", explica Ana, uma das arquitetas responsáveis pelo projeto.
Norteando a proposta, o aconchego tomou partido através de um ambiente rodeado por plantas, cores vivas e móveis garimpados. A intenção foi de proporcionar ao usuário uma sensação de pertencimento através de cenas e objetos que pudessem ser o gatilho para levá-lo de volta a um lugar de conforto. Estar no Botanique pode ser uma viagem de volta para a casa da vovó, ou qualquer outro lugar que nossa memória afetiva pode nos levar.
"Tropical Destroyed". Este foi o termo encontrado pelas arquitetas para nomear o estilo do Botanique. Isso porque nem tudo ali possui o acabamento finalizado, e o contraste entre esta linguagem, o verde da natureza e a seleção de móveis (que vai desde poltronas do século passado até objetos de design contemporâneos, como as luminárias desenhadas pelo próprio escritório), emana uma atmosfera abrasadora onde nem tudo é perfeito, e ainda assim acolhe. É onde a selva encontra o urbano.